sexta-feira, 9 de setembro de 2011

No Amapá, 80% das crianças vítimas de agressão são meninas

Apesar das inúmeras campanhas de combate e o sistema de denúncias, as crianças brasileiras ainda sofrem com a violência. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), a cada oito minutos, uma criança é vítima de abuso sexual e em grande parte dos casos, ele é praticado por um membro da própria família.
Do total de casos, 23,81% das violências foram praticadas por pais; 9,52% pela figura do padrasto, totalizando 33,33% de agressões praticadas por familiares. As agressões praticadas por conhecidos ocorreram em 47,62% dos casos atendidos.
Nas violências praticadas contra crianças do sexo feminino, o grupo etário predominante foi de 9-12 anos (52,94%). No masculino, os grupos etários atingidos foram de 1 a 4 anos e 5 a 8anos, 50% cada.
No Amapá, de acordo com informações do Hospital da Criança e do Adolescente, de janeiro a julho deste ano o HCA atendeu 20 crianças vítimas desse tipo de violência e constatou que 80,95% dos casos, a vítima era do sexo feminino. Os números ainda apontam que das 20 notificações de violência contra crianças, 19 (90,48%) continham agressões sexuais. Em seguida, aparece 1 (4,76%) caracterizando caso de abandono/negligência.

Para a diretora do HCA, a sociedade deve se conscientizar que a violência sexual infantil é uma realidade e que todos devem se envolver para combater este mal.

Fonte: Jornal A Gazeta

Nenhum comentário: